quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Não é o prato que importa, mas a interpretação do prato.

(Adriana Avellar)

Gastronomia
O maitrê se dirige à mesa dos convidados do renomado restaurante que só atende mediante reserva com antecedência mínima de um mês.
- O chef preparou consomé de delicadas raízes tuberosas, servido sobre leito de fios de alho poró e lascas de trufas pretas frescas, dentro de um autêntico pão italiano, emoldurado por uma cesta crocante de Parmigiano-Reggiano. Acompanha combinado de ervas aromáticas cultivadas em região de Serra, vaporizadas pelo sabor suave e picante de azeite de oliva da varietal ogliarola.
- Maravilhoso, retumbante, fantástico!

Culinária
A professora, na bancada da cozinha, instrui os atentos alunos.
- Os legumes são cortados em cubos de cerca de dois centímetros. Refogamos a cebola e o alho, juntamos os legumes e o caldo de carne, que ensinei na aula passada. Deixa reduzir para apurar o sabor e ficar na textura ideal. À parte, numa frigideira, polvilhamos o parmezão e deixamos em fogo alto até ficar crocante. Usamos essa cestinha para servir os pedaços de pão. A salsa e a cebolinha são salpicadas na sopa já no prato.
- Delícia!

Comida
Duas amigas no escritório, ao final do expediente.
- Que cansaço! Chegar em casa, ainda tenho que encarar fogão. Esse negócio de fazer jantar é que acaba comigo.
- Eu, no inverno, só faço sopa. Hoje mesmo vou chegar em casa, refogar um músculo com cebola e alho, botar pra cozinhar na panela de pressão por uns 15 minutos. Aí, descasco os legumes que tiver na geladeira, corto assim mal e mal, junto na panela, mais cinco minutos e pronto! É só jogar um cheiro verde, um fio de azeite extra virgem, um queijinho ralado. Todo mundo adora.
- Muito bom.

Gororoba
O menino entra correndo na cozinha, gritando.
-Mãeêêêêê, o pai mandô perguntá o que qui vai tê de janta.
- Sopa de entulho.
- Eba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário